Defesa Civil Alerta teve demonstração em todo o Nordeste no último sábado (14)
O novo sistema de alerta da Defesa Civil passa a ficar ativo nesta quarta-feira (18) em Maceió. O Defesa Civil Alerta é o sistema que permite comunicar riscos severos e extremos à população sem que necessite de um cadastro prévio.
Todos que estiverem no território e áreas metropolitanas com celulares iOS e Android conectados à tecnologia 4G ou 5G podem receber o alerta. A mensagem vem acompanhada de um aviso sonoro que suspende o conteúdo que estiver em uso no momento, aparecendo em destaque e o som será ativado mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.
“O alerta demonstrativo foi um sucesso e testamos a eficiência desse novo modelo. Os próximos serão enviados somente quando houver necessidade, em casos de alerta máximo”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Maceió.
Este tipo de alerta será acionado em casos como risco alto de chuvas fortes, risco de deslizamento de terra e risco de inundação por transbordamento de rios. Em riscos de menor grau, não será necessário a utilização deste modelo de alerta com sinal sonoro.
Os alertas podem ser enviados para toda a cidade ou por região, de acordo com o risco. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) realiza o monitoramento e envia o alerta quando necessário.
Sistema de SMS continua ativo
Para os riscos de menor potencial a Defesa Civil de Maceió continuará emitindo avisos de mensagem de texto por SMS e pelos aplicativos WhatsApp e Telegran, plataformas já utilizadas anteriormente, onde há necessidade de cadastro prévio.
Sistema de alertas por SMS continua ativo para riscos de menor potencial. Foto: Ascom Defesa Civil Maceió