A SPDEN informa que segue monitorando as condições climáticas e que novos alertas poderão ser emitidos a qualquer momento, caso haja agravamento do cenário
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) divulgou, nessa segunda-feira (16), a manutenção do o estado de atenção para as chuvas no estado, com previsão de pancadas moderadas e rajadas de vento até, pelo menos, a esta terça-feira (17). O alerta foi emitido pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), com base nas últimas análises dos modelos de previsão do tempo.

Imagem do satélite GOES 16, canal IR, 16/06/2025, às 23h30 (UTC). Fonte: INMET.
As regiões que requerem maior atenção são o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste alagoano. As chuvas podem provocar alagamentos em áreas já conhecidas pelos problemas de drenagem urbana e as rajadas de vento podem causar destelhamentos, queda de árvores e de placas mal fixadas.
A SPDEN informa que segue monitorando as condições climáticas e que novos alertas poderão ser emitidos a qualquer momento, caso haja agravamento do cenário. Por enquanto, não há risco de elevação dos níveis dos principais rios e lagoas do estado.
A população pode acompanhar a previsão do tempo e a situação dos rios pelo site da Semarh:
Previsão do tempo
Monitoramento hidrológico