Trilhos ligarão o bairro João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas
A cidade de Arapiraca dará início, nesta segunda-feira (7), às obras do tão aguardado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projeto que promete transformar a mobilidade urbana do município e beneficiar diretamente os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca. A cerimônia de lançamento acontece logo mais, às 10h, no Planetário e Casa de Ciência, no Lago da Perucaba, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, governador Paulo Dantas, prefeito Luciano Barbosa, além de autoridades federais, estaduais, municipais e representantes da Ferrovia Transnordestina (FTL).
O investimento total será de R$ 200 milhões, fruto de uma parceria entre os governos federal, estadual, municipal e a FTL. O VLT terá uma extensão de 13 quilômetros, sendo 9 quilômetros de linha férrea já existente que será revitalizada e outros 4 quilômetros a serem construídos do zero.
O trajeto ligará a Estação João Paulo II ao campus da UFAL, oferecendo uma alternativa moderna, segura e eficiente de transporte para estudantes e a população em geral. O novo modal terá capacidade para transportar até 400 passageiros por viagem, operando a uma velocidade média de 40 km/h.
Para milhares de universitários que enfrentam diariamente ônibus lotados e dificuldades de deslocamento, o VLT representa um avanço histórico.
Além de beneficiar diretamente os estudantes, o projeto também dialoga com outras iniciativas de mobilidade urbana em Arapiraca. O VLT funcionará em paralelo à Ciclovia do Trabalhador, maior obra de mobilidade do interior de Alagoas, que já interliga diversos bairros da Capital do Agreste e foi premiada nacionalmente por seu impacto positivo na cidade.
Outro diferencial do VLT é o compromisso com o meio ambiente. O sistema, movido por energia elétrica, contribuirá para a redução de emissões de gases de efeito estufa e da poluição sonora e ambiental. Segundo o ministro Renan Filho, o projeto integra o Novo PAC e coloca Arapiraca entre as cidades brasileiras que mais avançam em soluções de mobilidade sustentável.