Connect with us

Saúde

São João: crianças autistas sofrem com barulhos de fogos de artifício

Published

on

As festas juninas são momentos de alegria e celebração para muitas famílias. No entanto, para idosos, animais e algumas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esses eventos podem ser um verdadeiro desafio. A combinação dos fogos de artifício, as músicas altas e outros sons intensos podem causar grande desconforto e estresse para pessoas que possuem hipersensibilidade.

A hipersensibilidade é uma característica muito comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nessa condição, o sistema nervoso enfrenta dificuldades ao processar estímulos ambientais e sensoriais, os sentidos são mais aguçados e reagem de forma intensa a estímulos do ambiente, como luzes, sons, cheiros e texturas.

Camila da Costa é mãe de duas crianças com TEA: Júlia, de 11 anos, e Ícaro, de 2 anos. Ela relata que sua filha mais velha sofreu intensamente durante a infância devido aos fogos de artifício. Devido à hipersensibilidade auditiva, Júlia tinha crises fortes e desenvolveu um medo intenso de sair de casa.

“Era muito difícil para a nossa família sair com Júlia durante os períodos de festas religiosas, como São João e final de ano, por causa dos fogos de artifício que são soltos de forma inesperada. Menos no Ano Novo, que tem o horário específico. Passei muitos anos em casa com Júlia. Moramos praticamente à beira-mar, e posso dizer que faz anos que não vejo a queima de fogos.”

Camila relata que, atualmente, Julia não se esconde, mas ainda fica apreensiva e só relaxa quando os fogos cessam. Para ajudá-la, a família adotou estratégias de dessensibilização auditiva, expondo-a gradualmente ao som dos fogos, começando com volume mínimo e aumentando aos poucos. Além disso, explicaram a ela o motivo dos fogos, associando eles às datas comemorativas, que ela adora devido ao calendário e às festas, o que fez sentido para ela.

“Antes era algo até perigoso! Quando estávamos na rua com ela, quando ela era mais nova, ela não tinha aquela noção de perigo, de sair correndo e acontecer alguma coisa. O perigo para ela era o barulho. Ela se soltava da minha mão, se abaixava, queria correr; nunca aconteceu, mas poderia ter causado um acidente.
Todos os anos, quando se aproximam as datas comemorativas em que é comum soltar fogos de artifício, Camila faz campanhas de conscientização. Seu propósito é alertar a população sobre os impactos do barulho, sobre especialmente os efeitos que ele pode ter em pessoas sensíveis. Ela já utilizou sua filha, Júlia, como um exemplo para transmitir a mensagem da importância de considerarmos o bem-estar de todos durante as celebrações.

Nem todos possuem reações adversas

Conforme a psicóloga Maria Vicência Lyra, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, não são todos os indivíduos autistas que têm reações adversas aos fogos de artifício ou à fumaça, mas uma parcela significativa daquelas pessoas dentro do Espectro Autista (TEA) podem se sentir desconfortáveis. Sensações como odores fortes, texturas estranhas, sons intensos e sabores inesperados podem ser particularmente perturbadoras, criando um ambiente de desconforto e ansiedade para muitos autistas.

Os fogos podem causar uma sobrecarga sensorial, além de ser algo sem previsibilidade, o que aumenta o desconforto.
Além da hipersensibilidade sensorial, a rigidez cognitiva associada ao TEA pode dificultar a adaptação a situações imprevisíveis, como as celebrações que envolvem fogos de artifício. A incapacidade de prever ou controlar esses eventos pode levar a um aumento no estresse e na ansiedade, tornando necessário um planejamento cuidadoso por parte de familiares e cuidadores.

Animais também não estão seguros

À medida que as datas comemorativas se aproximam, os tutores de pets começam a sentir a tensão. Os fogos de artifício costumam aterrorizar os animais, que podem acabar se sentindo mal ou, em casos extremos, fugindo. Cães, por exemplo, têm uma audição muito mais apurada do que a dos humanos, o que os faz sofrer com barulhos acima de 60 decibéis.

A recomendação é que os animais mais sensíveis fiquem perto dos donos durante a queima de fogos para se sentirem mais seguros.

Luane Amorim mora no bairro Jatiúca, em Maceió, uma área próxima à praia, onde são realizadas as tradicionais queimas de fogos de Ano Novo e outras celebrações. Ela compartilha que sons altos e estrondosos deixam seu animal de estimação, Apolo, extremamente agitado.

“Apolo já é agitado naturalmente. Eu estou em um processo para tentar deixá-lo mais calmo, e estava funcionando até agora, mas com os fogos se tornou muito difícil. Ele não chega a passar mal, mas fica muito irritado. Ele vai para a varanda e começa a latir em direção aos fogos.”

Fonte – Extra

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula está liberado para retornar a Brasília, diz equipe médica

Published

on

Presidente deve realizar novos exames em cerca de 10 dias

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames de tomografia para avaliação clínica nesta quinta-feira (19) e está liberado para voltar a Brasília. De acordo com a equipe médica, o chefe do Executivo vai voltar a realizar exames nos próximos dias e segue com a recomendação de repouso. As atividades presidenciais estão mantidas. “Ele está bem”, disse o cardiologista Roberto Kalil Filho. O chefe do Executivo deve passar o Natal e o Ano Novo na capital federal.

“Ele deve ir mais tarde, a doutora Ana vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente”, disse Kalil. “O resultado [do exame] foi satisfatório, extremamente satisfatório. E ele está bem”, completou, destacando que o hematoma na região da cabeça “não existe mais”.

“A previsão é que, em cerca de 10 dias, a gente possa repetir os exames de imagem. Então o presidente deve passar o Natal e o Ano Novo lá em Brasília”, relatou Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República.

Lula passou a última semana em sua residência no Alto de Pinheiros, bairro localizado na zona oeste de São Paulo. Antes disso, o presidente precisou fazer uma cirurgia de emergência para a retirada de um hematoma na cabeça. Nos dias que antecederam a internação hospitalar, o petista reclamou de dores na cabeça, o que levantou as suspeitas da equipe médica.

A cirurgia foi realizada no dia 10 de dezembro e decorre do acidente doméstico sofrido em 19 de outubro, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Na ocasião, Lula caiu no banheiro enquanto cortava as unhas dos pés. O episódio fez com que o chefe do Executivo levasse cinco pontos na região da nuca. Agora, a recomendação médica é de repouso e evitar viagens internacionais.

No domingo (16), Lula recebeu alta médica. Durante e após a internação hospitalar, o presidente continuou com os despachos. Além disso, fez diversas reuniões com Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e José Múcio Monteiro (Defesa). A expectativa é de que o petista retorne a Brasília e faça uma reunião ministerial.

 

Fonte: Sete Segundos

Continue Reading

Alagoas

Secretaria de Assistência promove seminário sobre a inclusão dos beneficiários do BPC no CadÚnico

Published

on

Encontro tem como público-alvo gestores da política de Assistência Social e equipes técnicas

 

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio da Superintendência de Transferência de Renda, realiza na próxima quinta-feira (31) o Seminário Estadual sobre a Inclusão dos Beneficiários do BPC no Cadastro Único. O evento será no auditório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió.

O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) – é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. O evento, para 320 participantes, tem como público-alvo gestores da Política de Assistência Social e equipes técnicas envolvidas com a temática.

No encontro, serão ofertadas palestras, apresentações exitosas desenvolvidas pelas gestões municipais, além da discussão a respeito das duas portarias via MDS, uma em conjunto com o Ministério da Previdência Social e outra com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que entraram em vigor em julho deste ano.

Confira a programação:

08h: Acolhimento com café e prosa

9h: Mesa de abertura

10h às 12h: Painel 1

– A Importância da Inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único como garantia de acesso aos serviços, benefícios e programas sociais – Ieda Castro – MD

– O INSS na concessão do BPC/LOAS e os desafios da tecnologia – Cristina Oliveira – INSS Alagoas

– Apresentação de experiências municipais de Inclusões dos Beneficiários do BPC: Taquarana e Penedo.

12h às 12h40: momento perguntas e respostas

12h40: intervalo para o brunch

14h às 15h: Painel 2

– O protagonismo da pessoa idosa e da pessoa com deficiência no SUAS, como exercício para cidadania – Lidiane Ferraz – SECDEF

– Apresentação de experiências municipais de Inclusões dos Beneficiários do BPC: Boca da Mata e Maceió.

15h às 15h20: momento perguntas e respostas

15h20: Homenagem aos municípios com as maiores taxas de inclusões de beneficiários no BPC

16h: Encerramento

Continue Reading

Brasil

Outubro Rosa: Sesc terá programação com serviços de saúde em três pontos de Maceió

Published

on

Ação acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro, com testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, agendamento de exames, além de orientações de saúde - Foto: Assessoria

Para contribuir com a campanha do Outubro Rosa 2024, o Sesc prepara uma programação com serviços de saúde gratuitos a serem disponibilizados em três pontos de Maceió. Com testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão arterial e glicemia, agendamento de exames de mamografia e citologia, além de orientações de saúde focadas na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a ação acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

No dia 3 de outubro, o Sesc leva a ação para o Shopping Pátio Maceió. Na ocasião, das 13h às 17h, o público terá acesso a todos os serviços de saúde, incluindo orientações nutricionais. No dia seguinte, das 8h às 12h, a programação acontece no Calçadão do Comércio, em parceria com a Fecomércio e o Senac.

Neste dia, excepcionalmente, não haverá testes rápidos, mas os demais serviços de saúde estão mantidos, inclusive, com a participação de um educador físico, que estará à disposição para verificação de medidas e orientações sobre a prática de atividades físicas. O público também terá acesso a cortes de cabelo masculino e feminino.

No dia 5 de outubro, das 8h às 12h, a ação será realizada na Comunidade Espírita Nosso Lar, localizada no Vergel do Lago, com todos os serviços de saúde, incluindo a participação de uma fisioterapeuta, que realizará alongamentos com o público e dará orientações sobre cuidados com a postura durante atividades domésticas.

A gerente de Saúde do Sesc, Janaína Valença, explica que as ações educativas em saúde têm como foco a prevenção de doenças. “Sabemos que o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e do colo do útero aumenta as chances de cura, por isso, investimos sempre na oferta de exames gratuitos, mas as ações educativas são tão importantes quanto, porque orientam sobre como reduzir os fatores de risco para essas doenças, por meio de uma rotina de hábitos mais saudáveis”, disse.

Sesc Saúde Mulher

No mês de outubro, a unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher permanecerá na Comunidade Espírita Nosso Lar, atuando no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, por meio da oferta de mamografias e citologias gratuitas. Ao todo, serão disponibilizadas 1.248 vagas para os exames.

Os agendamentos dos exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na comunidade espírita, que fica localizada Rua São Félix, nº 204 A, Vergel do Lago. É necessário levar as cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência, além de solicitação médica, no caso das mulheres que estiveram fora das faixas indicadas pelo Ministério da Saúde para a realização dos exames (50 a 69 anos para mamografias e 25 a 64 anos para citologia).

Serviço

O que: ações do Sesc no Outubro Rosa
Quando: 3, 4 e 5 de outubro
Onde: Respectivamente, no Shopping Pátio Maceió, Calçadão do Comércio e Comunidade Espírita Nosso Lar
Mais informações: (82) 2123-2402/2439

 

Fonte: https://tribunahoje.com/

Continue Reading
Advertisement #

Política em Foco Alagoas - Tudo sobre o cotidiano de Alagoas! | contato@politicaemfocoalagoas.com.br - 2023 a 2024