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Brasil

Com resistência de Bolsonaro a Kassab, Lula atua por apoio de PSD em 2026

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer aproveitar a resistência de Jair Bolsonaro ao PSD, de Gilberto Kassab, para atrair a sigla para a sua candidatura à reeleição.

O petista já abordou o assunto com Kassab, em conversa recente, e tem salientado a ministros filiados à sigla que uma aliança com o partido é prioritária para 2026.

O PSD deve fechar as eleições municipais como a sigla que mais elegeu prefeitos. O partido, inclusive, contou com o apoio do presidente em colégios eleitorais importantes, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Lula já sinalizou disposição de o PT abrir mão de candidaturas próprias em nome de uma aliança com a sigla nessas regiões.

Kassab, no entanto, tem evitado se comprometer antes da hora. A decisão, dizem aliados do dirigente partidário, será tomada apenas em 2026.

E vai depende da postura de dois líderes da direita: Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Em São Paulo, o PSD ocupa o posto de vice-governador.

Além disso, Kassab é secretário estadual de Relações Institucionais. Tarcísio está disposto a manter a aliança, mas Bolsonaro já avisou que o PL não irá compor com o PSD em 2026.

Em entrevista à CNN, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reconheceu que o partido não pode abrir mão de apoios, mas que Kassab “não defende pautas de direita”.

Em 2022, por conta da aliança em São Paulo, o PSD ficou neutro no segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Após as eleições, o partido, no entanto, ganhou três pastas na Esplanada dos Ministérios.

Lula também tem atuado pelo apoio, em 2026, do União Brasil, PP e Republicanos. A avaliação, no entanto, é de que uma aliança é improvável pela postura de centro-direita das legendas.

Por isso, a ideia é conseguir apoios isolados dentro dos partidos, como do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), por exemplo.

Alcolumbre é o favorito hoje para estar à frente do Senado Federal durante a campanha eleitoral de 2026.

Fonte: CNN Brasil

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Brasil

Ano novo começa com bandeira tarifária verde nas contas de energia

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Com boas condições de geração no país, consumidores não terão valor adicional nas contas de luz em janeiro de 2025

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2025 será verde.

Dessa forma, os consumidores de energia elétrica não terão custo extra nas contas de energia. A bandeira tarifária permaneceu verde de abril de 2022 até julho de 2024.

A boa notícia se repetiu em dezembro de 2024 e será mantida em janeiro de 2025 devido a permanência das condições favoráveis de geração de energia no País.

Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e aumenta-se a geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.

Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanharem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

A ANEEL reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.

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O Dnit vai alterar regras de segurança de pontes e fazer ‘pente-fino’ em estruturas mais críticas

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O levantamento pela Folha também revelou que 727 pontes em todo o país se encontraram nas categorias crítica ou ruim

 

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) vai fazer uma revisão geral das regras de monitoramento, da classificação de risco e dos processos que hoje utilizam na fiscalização das pontes federais em todo o país. As alterações também deverão incluir a redução do prazo entre as inspeções realizadas pelas equipes regionais da autarquia.

A informação foi divulgada à Folha pelo diretor-geral do Órgão Federal, Fabrício Galvão. Hoje, um sistema centraliza as informações sobre o status de cada ponte, sua classificação de risco, obras em andamento e orientações. Ocorre que esse sistema é alimentado pelas inspeções humanas, que são feitas a cada ano e meio — quando o prazo é cumprido.

“O que nos causa estranhamento é que não houve nenhum registro ou alerta sobre a situação da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na divisão do Tocantins com Maranhão. Puxamos as informações dos últimos três anos. A matriz não recebeu nenhuma notificação de problemas. Por isso , instalamos uma comissão imediatamente, para apurar essa situação”, disse Galvão.

Conforme revelou a Folha, uma ponte que desabou estava na categoria 2, que reúne pontes com estrutura em condição ruim. Na avaliação do Dnit, há cinco categorias de classificação sobre o estado das pontes federais, sendo

 

Fonte: Sete Segundos

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Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba e deixa uma pessoa morta

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Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no momento do desabamento e uma pessoa morreu

 

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, caiu na tarde deste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no momento do desabamento e uma pessoa morreu.

A ponte fica entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), e passa sobre o rio Tocantins.

Imagens enviadas ao 7Segundos mostram o momento da queda e o estado após o desabamento. Assista abaixo.

Três caminhões passavam pela ponte no momento em que ela caiu. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram levadas a um hospital. Os estados de saúde não foram divulgados.

O senador de Alagoas e ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, se manifestou e afirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) irá apurar as causas e tomar as medidas necessárias. Veja abaixo.

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