Connect with us

Brasil

Collor vê acordo Mercosul-UE como motor para impulsionar a economia dos blocos

Published

on

A costura do acordo de livre comércio vinha sendo feita desde 1999

 

Coube ao então Presidente Collor, em 1991, construir as bases e liderar o processo que resultou no Tratado de Assunção. Por meio dessa iniciativa histórica, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai constituíram o Mercado Comum do Sul, comumente conhecido como Mercosul. Nesta sexta-feira (6), 33 anos depois, foi fechado o arco de livre comércio entre os sul-americanos e a União Europeia após reunião na cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai.

A costura do acordo de livre comércio vinha sendo feita desde 1999. Durante sua trajetória no Senado, especialmente como presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), por exemplo, Collor atuou para evitar abusos e desequilíbrios nos moldes do acordo que viria a ser selado, evitando excessos por parte dos países europeus e construindo uma base justa para a atual proposta.

“Passadas três décadas de sua criação, entendo que o Acordo com a União Europeia representa o passo mais importante para o aprofundamento da nossa integração regional e para o avanço da participação do bloco no comércio mundial”, analisa o ex-Presidente.

A conclusão do acordo das negociações do Acordo Mercosul-União Europeia foi anunciada em 2019, vinte anos após a Reunião de Cúpula entre os dois blocos. Houve revisões e exigências adicionais, especialmente da União Europeia, que sofreu pressão imposta pelos agricultores dos países-membros.

De 1999, as negociações se estenderam até 2004 e foram suspensas até 2010, quando a proposta foi relançada e se alongou pelos nove anos seguintes.

“Tanto na retomada quanto na finalização das negociações, coube ao Brasil papel central na composição perspicaz de interesses, na busca insistente de consensos e no enfrentamento firme de resistências. Hoje, após longo período de indefinições e descaminhos, o Mercosul finalmente recupera sua vocação original, de busca da dinamização da economia regional por meio da integração comercial. O Acordo com a União Europeia é o marco mais emblemático desse processo”, explica.

DEFESA DA SOBERANIA

Na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Collor teve como uma das principais bandeiras a de que o acordo não fosse desvantajoso para os países do Mercosul, uma vez que, ainda nas tratativas, as cotas de importação de etanol e carne estavam “realmente muito abaixo” das expectativas sul-americanas, conforme frisou em reunião de 2017. O parlamentar também atuou no sentido de vencer as barreiras protecionistas impostas pelo bloco europeu, em nome da convivência internacional.

A CRIAÇÃO DO MERCOSUL

Na solenidade em março de 1991, Collor classificou o momento como o início da construção de uma modernidade própria para os países que constituem o Mercosul. A costura preconizou benefícios econômicos para seus membros, mas também foi protagonista no fim de desconfianças e tensões diplomáticas entre o Brasil e os países platinos, especialmente a Argentina.

“Em um mundo tão conturbado, quanto não vale essa conquista feita pelo Brasil e pela Argentina? Quem comercializa não quer guerrear, mas quer paz. E integração econômica significa paz”, lembra.

O ACORDO

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia visa reduzir ou eliminar as tarifas de importação e exportação entre os dois blocos. O tratado abrange temas importantes, como cooperação política, cooperação ambiental, livre-comércio, harmonização de normas sanitárias e fitossanitárias, proteção dos direitos de propriedade intelectual e abertura para compras governamentais.

Agora, mesmo com o acordo assinado, será necessário submeter o texto final à aprovação dos Legislativos dos países do Mercosul, além de obter o aval do Conselho Europeu (composto por 27 chefes de Estado ou de governo) e do Parlamento Europeu (que conta com 720 votos).

 

Fonte: Sete Segundos

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ano novo começa com bandeira tarifária verde nas contas de energia

Published

on

Com boas condições de geração no país, consumidores não terão valor adicional nas contas de luz em janeiro de 2025

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2025 será verde.

Dessa forma, os consumidores de energia elétrica não terão custo extra nas contas de energia. A bandeira tarifária permaneceu verde de abril de 2022 até julho de 2024.

A boa notícia se repetiu em dezembro de 2024 e será mantida em janeiro de 2025 devido a permanência das condições favoráveis de geração de energia no País.

Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e aumenta-se a geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.

Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanharem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

A ANEEL reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.

Continue Reading

Brasil

O Dnit vai alterar regras de segurança de pontes e fazer ‘pente-fino’ em estruturas mais críticas

Published

on

O levantamento pela Folha também revelou que 727 pontes em todo o país se encontraram nas categorias crítica ou ruim

 

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) vai fazer uma revisão geral das regras de monitoramento, da classificação de risco e dos processos que hoje utilizam na fiscalização das pontes federais em todo o país. As alterações também deverão incluir a redução do prazo entre as inspeções realizadas pelas equipes regionais da autarquia.

A informação foi divulgada à Folha pelo diretor-geral do Órgão Federal, Fabrício Galvão. Hoje, um sistema centraliza as informações sobre o status de cada ponte, sua classificação de risco, obras em andamento e orientações. Ocorre que esse sistema é alimentado pelas inspeções humanas, que são feitas a cada ano e meio — quando o prazo é cumprido.

“O que nos causa estranhamento é que não houve nenhum registro ou alerta sobre a situação da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na divisão do Tocantins com Maranhão. Puxamos as informações dos últimos três anos. A matriz não recebeu nenhuma notificação de problemas. Por isso , instalamos uma comissão imediatamente, para apurar essa situação”, disse Galvão.

Conforme revelou a Folha, uma ponte que desabou estava na categoria 2, que reúne pontes com estrutura em condição ruim. Na avaliação do Dnit, há cinco categorias de classificação sobre o estado das pontes federais, sendo

 

Fonte: Sete Segundos

Continue Reading

Brasil

Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba e deixa uma pessoa morta

Published

on

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no momento do desabamento e uma pessoa morreu

 

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, caiu na tarde deste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no momento do desabamento e uma pessoa morreu.

A ponte fica entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), e passa sobre o rio Tocantins.

Imagens enviadas ao 7Segundos mostram o momento da queda e o estado após o desabamento. Assista abaixo.

Três caminhões passavam pela ponte no momento em que ela caiu. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram levadas a um hospital. Os estados de saúde não foram divulgados.

O senador de Alagoas e ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, se manifestou e afirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) irá apurar as causas e tomar as medidas necessárias. Veja abaixo.

Continue Reading
Advertisement #

Política em Foco Alagoas - Tudo sobre o cotidiano de Alagoas! | contato@politicaemfocoalagoas.com.br - 2023 a 2024